Por entre a azáfama dos dias, vou repartindo cada escaninho entre a leitura e a escrita. Parei um pouco a escrita para me dedicar à leitura, numa intimidade com a palavra, de um novo livro infantojuvenil que abracei logo no início do novo ano – Os segredos da casa abandonada.
Não vou falar-te sobre a história porque assim se perderia o mistério. Esse continuará guardado para cada leitor descobrir. Vou apenas mostrar-te por que é que vale a pena divagar por entre estas páginas. Consegui recuar à minha adolescência e aos tempos em que devorava aventuras. Esta história contém os ingredientes necessários para te empolgar, depois de mesclados no almofariz de alquimista da autora.
O livro Os segredos da casa abandonada, de Maria Teresa Portal Oliveira com ilustrações de Paulo Salvador (ed. Trinta por uma Linha), é a primeira aventura, de entre outras que hão de chegar, de quatro amigos - Zé, Luís, Toino e Gabriel.
Apesar de todos diferentes, completam-se. Acrescentaria não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida (Mário Quintana).
Estes quatro amigos moram numa aldeia piscatória e sentem uma atração pelo mar, mas nem sempre este lhes trouxe bons momentos. Às vezes também ele é traiçoeiro.
Por entre estas páginas vais encontrar, numa falésia, uma casa abandonada, que alimenta o imaginário dos que por ali moram. Apesar de estar abandonada há décadas, há fenómenos estranhos que não conseguem explicar. Será mesmo assim?
Esta casa guarda efetivamente muitos segredos entre paredes falsas, fundos de armários, um alçapão que conduz a uma gruta por debaixo da casa. Estes segredos acabam por ser desvendados através dos poderes que um destes amigos possui, mas que tem dificuldade em compreender. Afinal também o nosso cérebro continua a ser um mistério. Se juntarmos a tudo isto uma escritora curiosa, um cão amigável, um fantasma com assuntos pendentes, tesouros, contrabandistas e bandidos sem remorsos, de que precisas mais?
Neste livro de aventuras, vais deparar-te também com a história fatídica que assolou uma família e que assim transformou vidas. Sem dares conta vais estar diante de histórias da II Guerra Mundial. De que modo? Deixa que as páginas te levem por diferentes caminhos. Consegui despertar em ti uma intensa curiosidade? O amor da autora pela fantasia, pelo oculto e pela aventura encaixa nesta amálgama explosiva, com muito para descobrires.
Aventuras dentro de aventuras, mistérios dentro de mistérios. Há alguns temas mais sensíveis, como a morte e os abusos. Uma história com mensagens distintas. Foca-se essencialmente em tudo o que envolve esta casa, no passado e no presente, nas histórias e nas vidas que moram nessas histórias e que trazem coisas guardadas no peito.
Elisabete Brito
Uma casa na lua
Olá, convido-te para a minha Casa na Lua!
Elisabete Brito é doutorada em Sociologia, Mestre em Educação e Bibliotecas e licenciada em Literaturas Modernas. Na escrita mora a sua forma de ser, de ler e de estar, entranhada em tudo o que faz. Com as palavras pinta o mundo, costura os sentidos, reinventa os dias e, acima de tudo, brinca. Gosta dos abraços do mar, do charme das flores e dos segredos que guardam as noites estreladas, de andar com a cabeça nas nuvens e dos mistérios cheios de poesia.
Subscreve a minha Newsletter
© Elisabete Brito I Política de Privacidade I Política de CookiesI Termos e Condições